Sustentabilidade e Mineração: a importância dos estudos ambientais para o setor mineral

A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundtland - Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 pelas Nações Unidas como decorrência da Conferência de Estocolmo, a qual considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Este conceito apresenta como um dos princípios básicos de sustentabilidade a visão a longo prazo, tendo em vista os cenários projetados para as gerações futuras.


Dentro deste contexto, apresenta-se o Triple Bottom Line, o chamado tripé da sustentabilidade, formado pela interseção das perspectivas sociais, ambientais e econômicas.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, em 2017, o setor de mineração teve 4,69% de participação em todas as riquezas geradas no país. No mais recente Anuário Mineral Brasileiro, do ano base de 2018, o valor de produção das 11 principais substâncias metálicas totalizou cerca de 103 bilhões de reais, correspondendo a 80% do valor da produção total.


Atualmente, a participação do setor mineral no PIB nacional gira em torno de 4%. Durante o ano de 2020, acometido pelo início da pandemia da Covid-19, a mineração foi, e está sendo, essencial para a economia brasileira atravessar as dificuldades impostas pela pandemia. De acordo com presidente do COMIN (Comitê Temático de Mineração) da CNI e da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), Sandro Mabel, o setor será fundamental para que o País retome a rota do crescimento.


Os números da indústria e a avaliação estatística das autoridades competentes não deixam dúvidas em relação à importância econômica do setor mineral para o desenvolvimento socioeconômico do país. Entretanto, a preocupação em relação aos impactos negativos do uso de recursos naturais é crescente. A atividade de extração, beneficiamento e descarte de rejeitos, interfere e altera diretamente o meio ambiente.


Tendo em vista isto, há uma grande exigência aos mineradores em relação à formas sustentáveis de realizar estes processos, fazendo uso mais consciente e responsável dos elementos, de modo a causar menos impactos danosos ao meio ambiente, ao tempo que o mercado requer mais produtividade.


Um grande aliado neste desafio é a evolução tecnológica, a chamada indústria de mineração 4.0, que engloba automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, dentre outras atividades. Estas transformações prometem a redução de consumo de combustíveis, manutenção de equipamentos, redução de riscos de acidentes, melhoria nas condições de trabalho, etc.


Além disso, o avanço tecnológico permite também o máximo aproveitamento de material durante todas as etapas, com novos métodos de utilização dos recursos, redução e reutilização de rejeitos. Uma das grandes mudanças, e mais urgentes, visam o descomissionamento de barragens, e até mesmo, que em determinado momento, o setor não dependa mais deste tipo de estrutura.


Em relação à área técnica ambiental, os estudos são fundamentais para entender o funcionamento dos ecossistemas, e a partir disso, tornar possível mensurar os impactos gerados pela ação humana.


Todo empreendimento que tenha potencial ou que cause impacto ambiental, deve ter, obrigatoriamente, licença ambiental, sendo esta liberada mediante a apresentação de estudos.


Um destes estudos é o levantamento de fauna, que apresenta a análise populacional das espécies de animais presentes numa determinada área, tanto de forma quantitativa (número de indivíduos), quanto qualitativa (identificação de espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção e classificação trófica). Esses dados fornecem informações importantes no que diz respeito a medidas de conservação de espécies e/ou mitigação de impactos ambientais. Para este levantamento, a IGNEA conta com os estudos e a consultoria de manejo de fauna realizados pela Kagohara Serviços Veterinários. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços prestados pela nossa parceira.


Acompanhe nosso blog e mantenha-se informado sobre novidades tecnológicas, estudos ambientais e aspectos legais sobre a área do meio ambiente e gestão sustentável no setor da mineração.

Precisa de suporte para obter licença ambiental para o seu empreendimento? Clique abaixo e preencha o formulário. Entraremos em contato em breve.

FALE CONOSCO

317 visualizações0 comentário

Posts Recentes