Envasamento de água mineral: conheça o dia-a-dia de uma fábrica

Se você acompanhou a nossa série de matérias especiais sobre como explorar água mineral e potável de mesa, você já conhece o passo a passo para obter o alvará de pesquisa, realizar a pesquisa mineral, elaborar o relatório final de pesquisa e, finalmente, requerer lavra junto à Agência Nacional de Mineração – ANM.


Após a concessão de lavra, você está apto para dar início ao processo de envasamento e comercialização de água mineral. Para explicar detalhadamente o funcionamento de uma fábrica de envasamento, visitamos a fábrica de Água Mineral Original Brasil.



O início de todo o processo de envasamento se dá através da captação da água em fontes naturais por meio de poços artesianos. A água, em seguida, é captada através de tubulações e armazenada em reservatórios de aço inox. As fontes precisam ser identificadas por nome e a casa de captação onde se encontra o poço deve ser mantida fechada.

Reservatórios em aço inox

Os reservatórios possuem capacidade de armazenamento de até 100 mil litros de água e ficam na área externa da fábrica. A tubulação leva a água para os equipamentos de envasamento localizados em seu interior. Porém, antes do envase da água nos recipientes e seu posterior lacre, é necessário seguir algumas etapas básicas.


Primeiro, é necessário fabricar ou adquirir e armazenar as garrafas. A Água Mineral Original Brasil fabrica suas próprias garrafas, conforme você pode conferir abaixo.



Máquina higienizadora de garrafas

Após a produção, as garrafas são armazenadas para serem higienizadas. O processo de higienização é muito importante para que sejam eliminados os resíduos químicos do recipiente. A sanitização é feita com ozônio por ser mais seguro e potente do que os desinfetantes convencionais, agir sobre um grande número de microrganismos e não deixar resíduos tóxicos na garrafa que possam alterar o odor e o sabor da água.




Inspeção de pureza da água

As garrafas saem direto da higienização para a envasadora, onde recebem a água, o lacre e são encaminhados em uma esteira até a máquina onde é colocado o rótulo de forma automática. Na esteira entre a envasadora e a rotuladora, um funcionário revisor verifica a qualidade das garrafas e a possível presença de resíduos na água antes da colocação do rótulo.

Após a inspeção final, as garrafas são encaminhadas para para o setor de embalagem, onde são agrupadas em fardos para, posteriormente, serem entregues aos distribuidores.




Use as setas para ver as imagens da galeria e conhecer um pouco mais a infraestrutura de uma fábrica de envase de água mineral.



As empresas devem ter um laboratório para análise microbiológica de amostras da água. Essas amostras devem ser, ainda, enviadas regularmente para laboratórios terceirizados, para validação dos resultados.


Cumprindo todas as etapas exigidas, a água engarrafada está pronta para ser comercializada e consumida.



Ainda tem dúvidas sobre como explorar água mineral? Entre em contato via Whatsapp, para isso basta clicar no link a seguir:


FALE CONOSCO


175 visualizações

Insira seu e-mail para receber nossas novidades

  • Facebook
  • insta
  • Twitter

© 2016 - Desenvolvido por ÍGNEA