Disponibilidade de áreas: estatísticas da 1ª rodada e o que esperar para o próximo edital

Atualizado: 23 de Dez de 2020

Após o sucesso da 1ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, a Agência Nacional de Mineração - ANM preparou Edital para mais uma rodada, com previsão de lançamento para a próxima segunda-feira, 21 de dezembro de 2020.


Das 502 áreas ofertadas no primeiro lote, 102 áreas tiveram apenas um interessado e foram adquiridas ainda na etapa de Oferta Pública. Outras 75 áreas tiveram mais de um interessado e foram disputadas em Leilão Eletrônico, sendo 65 arrematadas nessa etapa. As 333 áreas que não tiveram manifestação estão livres para requerimentos e uma foi suspensa.

Para a 2ª rodada, a Agência ofertará 6.601 áreas distribuídas entre 23 estados brasileiros, em fases de pesquisa ou lavra. Assim como no primeiro Edital, a participação na disputa ocorrerá exclusivamente na plataforma desenvolvida pela ANM, o Sistema de Oferta Pública e Leilão Eletrônico - SOPLE.


O primeiro lote trazia locais prioritariamente voltados para minerais usados em construção civil. Agora, visando atrair novos investidores, o Edital 02/2020 terá 70% das áreas com foco em substâncias para utilização como agregado e 30% com foco em substâncias metálicas.


Ao todo, a União calcula arrecadação de R$ 1.951.498,72 na primeira rodada, sendo São Paulo e Santa Catarina os estados com previsão de maior parte da arrecadação, com 37 áreas arrematadas na etapa de Leilão.

A previsão da Agência é de que os procedimentos de disponibilidade sejam rotina. Para o início de 2021, está previsto um edital com foco em Regime de Permissão de Lavra Garimpeira - PLG, que atualmente acumula um total de 4.844 áreas.


A ÍGNEA vem se preparando diariamente para atender os clientes interessados nos procedimentos de disponibilidade e atualiza constantemente seus entendimentos e recomendações para os interessados. Por isso, na 1ª rodada, ganhou 100% das disputas, tanto na fase de registro de interesse, quanto na fase de leilão.


Estamos realizando um amplo cadastro de pessoas interessadas em disponibilidade para monitorar todos os editais e avisar diretamente aos inscritos quando suas áreas de interesse estiverem efetivamente em disponibilidade. Uma vez publicado o edital, colocamos à disposição de nossos clientes a possibilidade de contratação do serviço para participação no procedimento, promovendo segurança e confiança durante as fases.


Para fazer parte da nossa lista e receber o aviso quando sua área de interesse entrar em disponibilidade, basta clicar na imagem a seguir e preencher nosso formulário de disponibilidade.




385 visualizações0 comentário

Insira seu e-mail para receber nossas novidades

  • Facebook
  • insta
  • Twitter

© 2016 - Desenvolvido por ÍGNEA - Política de Privacidade