2ª Rodada de Disponibilidade: áreas para concessão de lavra


A 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas está em andamento desde o dia 29 de dezembro de 2020. Neste edital, a Agência Nacional de Mineração - ANM ofertou 7.027 áreas, sendo 6.255 disponibilizadas para fins de pesquisa e 272 para fins de concessão de lavra.


Neste post, traremos as estatísticas referentes às áreas disponíveis para concessão de lavra.



As áreas ofertadas para lavra estão distribuídas por 20 estados brasileiros, sendo Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Minas Gerais os estados com mais áreas concedidas para esta finalidade.


Dentre as substâncias minerais disponibilizadas para disputa, granito, areia, argila, calcário, argila refratária e água mineral são as mais presentes nas principais áreas. Vale ressaltar que as áreas com substâncias metálicas, como o manganês, costumam ser as mais disputadas e, geralmente, têm mais de um interessado.

Para concorrer às áreas em questão, é necessário manifestar interesse na etapa de Oferta Pública Prévia até o dia 1 de março de 2021. As áreas que, porventura, receberem mais de uma manifestação de interesse, serão submetidas, posteriormente, à etapa de Leilão Eletrônico, que ocorrerá entre os dias 8 e 15 de março de 2021. Todo o processo será realizado por meio da plataforma eletrônica SOPLE.


Clique aqui e confira o cronograma completo da 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas.


A ÍGNEA está acompanhando de perto o novo procedimento de disponibilidade de áreas e vem prestando serviço de consultoria para participação nos editais. Se você tem interesse em disputar alguma área ofertada para concessão de lavra, entre em contato conosco preenchendo o formulário a seguir:



415 visualizações0 comentário

Insira seu e-mail para receber nossas novidades

  • Facebook
  • insta
  • Twitter

© 2016 - Desenvolvido por ÍGNEA - Política de Privacidade