Aerofotogrametria com DRONE's


O Drone ou VANT é um equipamento de aquisição de imagens aéreas para utilização no processamento de dados empregado na Aerofotogrametria.

​A Aerofotogrametria coleta informações dos objetos remotamente, ou seja, não é necessário que ocupe o objeto de interesse. O equipamento DRONE/VANT realiza voos planejados previamente enquanto coleta imagens de alta definição.

​Os serviços de aerofotogrametria com DRONE são utilizados nos mais variados tipos de empreendimentos com enorme versatilidade e aplicações.

Processo de Produção

Etapa 1

Inicialmente é realizado um reconhecimento da área para definir a quantidade de sobrevoos e a quantidade de pontos georreferenciados em solo que serão necessários para geração da imagem. Em escritório é traçado todo o percurso do DRONE.

​​Etapa 2

Na segunda etapa, com a equipe em campo, são demarcados todos os alvos necessários para o georreferenciamento das imagens e posterior geração dos modelos digitais de terreno.

​Os alvos são demarcados no solo com uma tinta visível à câmera do DRONE/VANT para que posteriormente seja correlacionado com as coordenadas coletadas com o equipamento de GPS/RTK.

Etapa 3

Nesta etapa o plano de voo é inserido em nosso DRONE/VANT e o voo é executado juntamente com a captura de todas as imagens.

Etapa 4

Através das imagens coletadas e das informações do voo, os arquivos são processados em softwares específicos e gerada a imagem bruta do local.

Por fim, todos os dados processados são entregues a nossa equipe de geoprocessamento para criação do produto final de acordo com as necessidades de nossos clientes.

Inúmeros materiais podem ser gerados e aplicados em diversos setores. O resultados básicos do levantamento são a Nuvem de Pontos e o orto-mosaico. Com eles podemos gerar os modelos digitais de terreno, calcular volumes de extração, traçar curvas de nível, gerar mapas temáticos, etc.

Uma das aplicações mais comum e mais vantajosa desta técnica é o calculo de volume de estoque e a atualização topográfica de frentes de lavra. Esta técnica apresenta uma boa relação custo/benefício, pois consegue ser realizada em grandes áreas, com custos e prazos de execução relativamente mais baixos que a topografia convencional e pode ser aplicada em qualquer tipo de cava seca a céu aberto.

Gostou? Solicite já um orçamento através do e-mail contato@igneabr.com


319 visualizações

Insira seu e-mail para receber nossas novidades

  • Facebook
  • insta
  • Twitter

© 2016 - Desenvolvido por ÍGNEA