• Facebook
  • insta
  • Twitter

© 2016 - Desenvolvido por ÍGNEA

Realizado no Brasil o 24º Congresso Mundial de Mineração


Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 18 a 21 de outubro, o 24th World Mining Congress, uma organização do Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM. O Congresso acontece de 3 em 3 anos, é a segunda vez que ocorre na América Latina, a primeira foi no Peru em 1974.

Dentre os principais temas discutidos no evento, podemos citar: Inovação, sustentabilidade, relação com comunidades, gerenciamento de barragens de mineração, pesquisa e tecnologia.

O Congresso reuniu delegações de 40 países, dentre esses: Índia, Cazaquistão, China, Canadá, Estados Unidos, Austrália etc. Contou com 130 palestrantes; 850 congressistas e 120 estudantes. O DNPM enviou 46 servidores com o objetivo de participar deste que é um dos mais importantes congressos da indústria mineral no mundo. Temos certeza que o investimento feito pelo órgão enviando esse quantitativo de servidores, trará grande retorno à Autarquia, tendo em vista a sua programação, que envolve muitas das áreas que o DNPM necessita melhor capacitar seus técnicos.

O Diretor-Geral do DNPM, Victor Bicca, participou do evento na qualidade de Convidado do IBRAM, juntamente com outras autoridades do Ministério de Minas e Energia, a exemplo do Secretário-Executivo do MME, Paulo Pedrosa, que representou o Ministro de Minas e Energia e Vicente Lôbo, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME.

Em paralelo ao Congresso aconteceu a Exposição 2016, onde foram montados 60 estandes dos mais diversos países. Visitaram a exposição 1.100 pessoas por dia.

O DNPM se fez presente na exposição com um estande institucional juntamente com o Serviço Geológico do Brasil - CPRM e a Secretaria de Geologia, Transformação Mineral - SGM do Ministério de Minas e Energia - MME. Os órgãos do MME apresentaram seus produtos e serviços, prestando um atendimento presencial de alto nível, tirando dúvidas de todos aqueles que nos procuraram, foram atendidas centenas de demandas.

No dia 21, o Presidente da CPRM assinou Memorando de Entendimento com o Serviço Geológico da Alemanha, na sede da empresa, na cidade do Rio de Janeiro. O Memorando de Entendimento firmado tem como objeto principal a troca de informações entre as instituições, tendo em vista o rico potencial mineral do Brasil e a infraestrutura e tecnologia que detém o governo da Alemanha no campo das geociências, bem como desenvolver projetos de pesquisa bilateral de interesse mútuo. Na cerimônia de assinatura desse ato, o DNPM foi representado pelo seu Ouvidor, Paulo Ribeiro de Santana. Representando o MME estava o Diretor da SGM, Luiz Amarante.


17 visualizações

Insira seu e-mail para receber nossas novidades