Aerofotogrametria com DRONE’s

O Drone ou VANT é um equipamento de aquisição de imagens aéreas para utilização no processamento de dados empregado na Aerofotogrametria.

​A Aerofotogrametria coleta informações dos objetos remotamente, ou seja, não é necessário que ocupe o objeto de interesse. O equipamento DRONE/VANT realiza voos planejados previamente enquanto coleta imagens de alta definição.

​Os serviços de aerofotogrametria com DRONE são utilizados nos mais variados tipos de empreendimentos com enorme versatilidade e aplicações.

Processo de Produção

Etapa 1

Inicialmente é realizado um reconhecimento da área para definir a quantidade de sobrevoos e a quantidade de pontos georreferenciados em solo que serão necessários para geração da imagem. Em escritório é traçado todo o percurso do DRONE.

​​Etapa 2

Na segunda etapa, com a equipe em campo, são demarcados todos os alvos necessários para o georreferenciamento das imagens e posterior geração dos modelos digitais de terreno.

​Os alvos são demarcados no solo com uma tinta visível à câmera do DRONE/VANT para que posteriormente seja correlacionado com as coordenadas coletadas com o equipamento de GPS/RTK.

Etapa 3

Nesta etapa o plano de voo é inserido em nosso DRONE/VANT e o voo é executado juntamente com a captura de todas as imagens.

Etapa 4

Através das imagens coletadas e das informações do voo, os arquivos são processados em softwares específicos e gerada a imagem bruta do local.

Por fim, todos os dados processados são entregues a nossa equipe de geoprocessamento para criação do produto final de acordo com as necessidades de nossos clientes.

Inúmeros materiais podem ser gerados e aplicados em diversos setores. Os resultados básicos do levantamento são a Nuvem de Pontos e o orto-mosaico. Com eles podemos gerar os modelos digitais de terreno, calcular volumes de extração, traçar curvas de nível, gerar mapas temáticos, etc.

Nuvem de Pontos Classificada
Modelo digital de terreno
Geração de curvas de nível
Vista superior do terreno

Uma das aplicações mais comum e mais vantajosa desta técnica é o cálculo de volume de estoque e a atualização topográfica de frentes de lavra. Esta técnica apresenta uma boa relação custo/benefício, pois consegue ser realizada em grandes áreas, com custos e prazos de execução relativamente mais baixos que a topografia convencional e pode ser aplicada em qualquer tipo de cava seca a céu aberto.

Modelo Digital de Terreno
Modelo Digital de Terreno
Cálculo de Volume de Estoque

Gostou? Solicite já um orçamento através do e-mail contato@igneabr.com

Print Friendly, PDF & Email
Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Compartilhe: 

    Tags: Procedimentos Técnicos

    Leia também: